Ok, você é um professor de tênis competente e reuniu colaboradores para tornar sua academia referência na sua cidade, muito bem. Certamente a academia tem um logotipo e nele todas as experiências dos seus alunos são graficamente sintetizadas. Agora, imagina todo esse esforço e perder sua marca por não tê-la registrado? Para te ajudar, preparamos um passo a passo de como registrar marca de academia de tênis e beach tennis junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Confira.

Como Registrar Marca de Academia de Tênis
A pandemia despertou nas pessoas a necessidade da prática de atividades ao ar livre. Nesse cenário, esportes como tênis e beach tennis tem crescido de forma consistente ao longo dos meses.
Se cresce a demanda, cresce também o número de academias ofertando esses serviços. E é aqui que você empreendedor precisa estar atento. Mesmo que sua atuação seja apenas no seu bairro, poderá vir o titular de uma marca e pedir para que você desista da sua, pois já existe outra com mesmo nome, registrada, e possui abrangência legal em todo o território brasileiro.
Aí já viu, vai precisar desistir dos links na Internet (site e redes sociais), refazer a fachada, uniformes, adesivos, comunicação visual, etc. Nem será preciso dizer o tamanho do prejuízo, não é mesmo?
Guardada as devidas proporções, é como se você estivesse participando de uma partida de Grand Slam e deixar o adversário virar o jogo faltando apenas um ponto para você fechar. Pra piorar, com triplo match point.
Para evitar que tudo isso aconteça e você tenha que jogar a toalha com sua marca, saiba o que precisa para solicitar o pedido de registro junto ao INPI, órgão responsável por registro de marcas e patentes no Brasil.
Registrando a Marca da Academia
Lembre-se: mesmo atuando numa cidade, saiba que uma marca registrada tem exclusividade de uso em todo o Brasil por 10 anos, sempre renováveis pelo mesmo período.
Certifique-se de que o Objeto Social da sua empresa contempla os serviços ofertados pela sua academia, na prática. Se preferir, poderá solicitar o registro da marca enquanto pessoa física.
- Primeiro passo é realizar a pesquisa do nome junto ao INPI neste link.
- Sem precisar criar login e senha neste momento, clique em “Continuar”.
- Clique em “Marca”.
- Depois no item “marca”, de novo, na parte de cima, ao lado de “Pesquisa Básica”.
- Em “Tipo de Pesquisa” seleciona a opção “Radical”.
- Em seguida digite o nome da sua marca (apenas o nome, não precisa citar o ramo como “academia de tênis”, por exemplo).
- Na Classificação de Nice – NCL informe o código 41 (definido para ramo como educação, atividades desportivas, dentre outros).
- Clique em “pesquisar>>”.
- Caso não apareça qualquer marca na busca, há chances de registro.
- Caso apareçam marcas, atente-se para aquelas que constam o “R” de registrado ou estão ticadas em verde. Clique no número desses processos e leia o que está escrito no campo “Especificação” (passeie o mouse em cima para visualizar todo o texto). Se nele estiver informado “academias”, “serviços de educação”, “serviços de clubes”, etc, as chances de registro da sua marca são menores.
Bem, se as chances de registro são maiores, você poderá prosseguir com o pedido de registro da sua marca clicando nesta página oficial do INPI e seguir conforme está orientado nela.
Caso precise da nossa orientação, acesse esta página em nosso site e saiba como podemos ajudar.
Desde já, desejamos sucesso de longo prazo para sua academia, para seus alunos e atletas.
Podemos até afirmar que sua agenda tem sido movimentada com aulas de tênis e beach tennis, confere?