fbpx
Pular para o conteúdo

Como Registrar uma Marca

    Saiba como registrar uma marca no INPI. Conheça as fases que envolvem o processo começando com a pesquisa até a emissão do Certificado de Registro. Tudo a partir de agora, descubra!

    Como Registrar uma Marca
    Como Registrar Uma Marca

    Como Registrar uma Marca: a Busca pela Anterioridade

    Como Registrar uma Marca - Pesquisa
    Como registrar uma marca começando com a pesquisa da marca.

    Comece com a pesquisa técnica junto ao INPI, órgão governamental responsável pelo registro de marcas e patentes no Brasil. O resultado dessa pesquisa vai poupar você de perder tempo e dinheiro com o processo de registro da marca, isto porque aumentam as chances de sucesso no pedido de registro.

    Como Registrar uma Marca: o Pedido Técnico de Registro

    Como Registrar uma Marca - Entrada no Pedido de Registro da Marca
    Como registrar uma marca e sua entrada no pedido de registro.

    Se a pesquisa revelou que é possível registrar sua marca, isso significa que não foi encontrada outra marca com o mesmo nome ou parecido no ramo de atividade. Chegou o momento de entrar com o pedido técnico de registro.

    Nesta etapa realize o cadastro, pague a guia para o Governo Federal e detalhe as características técnicas do logotipo e da classificação do mercado onde sua empresa atua.

    Como Acompanhar o Registro da Marca

    Como Registrar uma Marca - Acompanhamento
    Como registrar uma marca e o acompanhamento

    Concluído o pedido de registro, salve o protocolo do processo. A partir daí inicia o trabalho de acompanhamento durante o período de análise pelos técnicos do INPI, tempo este entre 12 e 18 meses até o resultado.

    Deferido o pedido, serão necessários os trâmites legais e o pagamento da taxa do primeiro decênio; tudo dentro do prazo de 60 dias. É a partir da data da publicação da concessão que sua empresa terá direito sobre a marca por 10 anos, prorrogáveis por mais 10 de forma sucessiva.

    O documento que comprova o registro chama-se Certificado do Primeiro Decênio da Marca.

    Entendendo o que é Marca

    Um sinal perceptível visualmente formado por nomes, letras, palavras, símbolos, imagens, cores, formas gráficas ou uma junção desses elementos. A marca tem como objetivo identificar a origem de serviços e produtos, além de torná-los distintos dentro de um determinado mercado.

    A marca retrata características e qualidades de produtos e serviços oferecidos por empresas diferentes, auxiliando as pessoas na escolha daquelas que mais atende seus anseios e necessidades.

    Além de saber como registrar uma marca, é preciso conhecer algumas dicas para ela funcionar bem:

    • Procure certificar-se de que sua marca seja fácil de ler, escrever, soletrar e memorizar. Isto ajuda na compreensão por parte de seus clientes e consumidores sempre que ela for exposta em fachada, papelaria, internet e nos meios publicitários.
    • Veja se sua marca não possui conotações indesejáveis para não constranger alguém.
    • Confira se o domínio da internet está disponível para registro.

    Considerações:

    Com raríssimas exceções, grandes empresas hoje começaram pequenas um dia. E um dos principais ativos dessas empresas é a sua marca. Sua história construída através da relação com consumidores, colaboradores, fornecedores e comunidade, além da experiência entregue com produtos e serviços, farão dela única e inconfundível. Farão dela uma marca. E você sabe onde todas essas sensações serão graficamente sintetizadas? Na marca.

    Por isso, além de registrar sua marca, procure registrá-la na mente dos seus clientes de maneira surpreendente, conhecendo eles e superando suas expectativas, sempre.

    ► Agora que você já sabe sobre como funciona o registro de marcas no Brasil, aproveite para conhecer as condições especiais no pedido de registro para quem é Pessoa Física, MEI, ME e EPP.