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Como Ter a Marca Registrada?

    Marca registrada justifica todos seus esforços em fazer sua empresa crescer. E não é para menos. Imagine um cenário onde você cria seu negócio investindo energia, tempo, recursos e estratégias. Isto durante meses a fio e de repente perder tudo da noite pro dia? Ninguém deseja que isso aconteça, não é mesmo?

    Para afastar essa hipótese, micro e pequenos empreendedores investem no sucesso da sua empreitada começando certo, com a marca registrada através do registro de marcas.

    Marca registrada é um dos pilares de sustentação para negócios sólidos e duradouros.

    Saiba Tudo Sobre Marca Registrada no INPI
    Saiba Mais Sobre Marca Registrada

    Conheça agora os passos para ter sua Marca Registrada no INPI.

    1) Pesquisa. Sem esse primeiro passo você poderá ter custos desnecessários com o processo de registro. Entrar com o pedido de registro de maneira equivocada (classificação distorcida e sem atestar similaridade) criará a falsa expectativa de registrar sua marca no ramo de atividade correto.

    2) Tipo de Marca. Saiba qual a característica de sua marca. Se é nominativa (somente o nome), figurativa (somente o símbolo) ou mista (junção das características nominativas + figurativas).

    3) Classificação do Negócio. Para você ter uma ideia são 34 Classes (com diversas especificações) para quem produz + 11 Classes (com outras dezenas de especificações) para quem entrega um serviço.

    Em alguns casos, para que haja proteção total da marca, é necessário entrar com mais de dois pedidos de registro da marca em classificações diferentes para produtos / serviços.

    4) Proposta da Empresa. Tenha claro o que sua empresa oferece para os consumidores. É oferta de serviços ou fábrica de produtos? Apoie-se no Objeto Social descrito no Contrato Social. Esta é a cláusula onde mostra a que veio sua empresa, seu propósito real.

    5) Natureza Jurídica da Empresa. No INPI é possível registrar marcas de Associações, Cooperativas, Microempresas, Microempreendedores Individuais, Empresas de Pequeno Porte, Empresas de Médio e Grande Porte, além de Pessoas Físicas que comprovem oficialmente a atividade exercida. Certifique-se em qual dessas naturezas jurídicas encontra-se seu negócio.

    6) Acompanhamento do Processo. Após protocolado o pedido de registro da marca é necessário acompanhar o processo até a publicação do resultado pelo INPI. Para isso, toda semana é publicada na RPI – Revista da Propriedade Industrial as situações em que encontram-se os processos.

    Durante o prazo de análise (que varia de 12 a 18 meses), podem ocorrer Oposições (terceiros alegando similaridade / anterioridade) e Manifestações (recurso contra Oposições).

    7) Publicação do Resultado. O resultado da análise do pedido ocorre com duas situações: deferimento ou indeferimento. Se deferido, confirma-se o Primeiro Decênio da Marca, ou seja, a marca com direito exclusivo em todo território brasileiro. Caso seja indeferido o pedido, cabe recurso. Sem recurso ou mantido o indeferimento, o processo é arquivado.

    Direitos da Marca com Registro no Brasil:

    • Exclusividade no Brasil por 10 Anos, renováveis pelo mesmo período, sucessivamente.
    • Licenciamento da Marca.
    • Possibilidade de Franquear a Marca.
    • Venda ou Cessão da Marca Registrada.
    • Impedimento do Uso por Terceiros.
    • Recebimento de Indenização por Uso Indevido.
    • Marca Registrada é Patrimônio na Contabilidade da Empresa.

    ► Agora que você já sabe sobre marca registrada, aproveite para conhecer as condições especiais no pedido de registro para quem é Pessoa Física, MEI, ME e EPP.