Como registrar logotipo no INPI? Essa é uma das perguntas que sempre recebemos. Para ilustrar vamos contar o caso do Seu Antônio, que tentou registrar sozinho a marca de sua barbearia “Salão do Homem” e sofreu duas podadas. Para saber o por que das podadas, leia a história abaixo:
Seu Antônio e Sua Saga Solitária para Registrar seu Logo no INPI
Seu Antônio tem uma barbearia no interior de São Paulo com o nome de “Salão do Homem”. Até aqui tudo bem, o nome é sugestivo. O problema é que ele tentou registrar a marca no ramo que não correspondia com o seu.
A Primeira podada do INPI: foi indeferido o pedido de registro porque a atividade econômica citada não correspondia com a praticada.
Bem, Seu Antônio decidiu tentar mais uma vez e agora protocolou o pedido com um logotipo criado pelo sobrinho. Depois de idas e vindas com os rascunhos do logo, decidiu aprovar uma das versões.
A Segunda podada do INPI: foi indeferido mais esse pedido de registro porque o logotipo não tinha forma suficientemente distintiva. A representação do logo se dava apenas pela citação dos nomes escritos na fonte Times New Roman. Marcas com nomes de uso comum carecem de suficiente forma distintiva, o que não foi o caso. Para registrar logotipo.
Imagine que, somados os dois processos, Seu Antônio perdeu cinco anos entre protocolo, análise e resultado. É para descabelar qualquer empreendedor não é mesmo?
Registrar Logotipo do Seu Antônio na Terceira Vez, Agora Vai
Procurando uma Assessoria que resolvesse esse emaranhado, Seu Antônio recebeu a correta consultoria para registrar logotipo no INPI.
Criou uma marca distinta, com representação gráfica do seu negócio presente no logotipo. A partir de então sua marca foi depositada corretamente (ramo de atividade, especificação e codificação correta do logo).
Agora Seu Antônio pode trabalhar tranquilo, a barbearia está protegida com o registro da sua marca. Seus esforços estão concentrados em fazer crescer sua reputação e sua lista de clientes. Parabéns Seu Antônio!
Veja Abaixo Mais Informações Sobre Registrar o Logotipo no INPI
- Marcas Nominativas são aquelas onde não há a presença do logo/símbolo.
- Marcas Figurativas são aquelas que contém apenas o símbolo.
- Marcas Mistas são aquelas onde há a presença simultânea de elementos nominativos e figurativos.
- Para registro de marcas nominativas é preciso certificar-se da força do nome. Nome forte é aquele onde seu uso não é comum.
- O sucesso do seu negócio também passa pela fácil leitura do seu logotipo. O nome é legível ao vê-lo à distância?
- Se alterar o logotipo durante análise do INPI, não é possível substituí-lo no mesmo processo. É necessário novo pedido.
- Registrar logotipo no INPI requer design autoral, ou seja, o logo precisa ser único.
- Toda representação gráfica do logotipo é codificada pela Classificação de Viena (Classificação Internacional de Elementos Figurativos de Marcas).
Sobre Prazos para Registrar Logotipo
– Após protocolo do pedido de registro: 09 a 12 meses para análise.
– No deferimento do pedido: 60 dias para confirmar a concessão.
– Confirmada a concessão do registro: 10 anos de uso exclusivo no Brasil, sempre renováveis pelo mesmo período.
Para registrar logotipo basta clicar AQUI. Cuidamos do protocolo, do acompanhamento e da concessão. Ou seja, fazemos barba, cabelo e bigode, como o Seu Antônio.
► Agora que você já sabe sobre registro de logotipo no INPI, aproveite e descubra as condições especiais no pedido de registro para quem é Pessoa Física, MEI, ME e EPP.
Seja bem-vindo à proteção do seu negócio!ara registrar logotipo.