No Registro de Marcas Figurativas considera-se a presença exclusiva de símbolos, desenhos, imagens ou formas fantasiosas de letras ou algarismos, além de letras dos alfabetos hebraico, árabe, etc. Um exemplo é o símbolo da marca Shell, tão forte que a empresa identifica seus postos apenas com o símbolo.
Registro de Marcas Figurativas (Símbolo Shell)
Empresas que adotam apenas o símbolo como identidade são consideradas notórias, conhecidas de um grande público. Isso acontece após anos ou até mesmo décadas associando o nome ao desenho da logomarca. No caso acima (Shell) o símbolo da concha passou por várias modernizações ao longo de décadas, chegando ao resultado que hoje conhecemos.
A história centenária reforçada pela presença maciça da marca em materiais publicitários, relações públicas e postos de gasolina endossam a força da sua marca e o nome “Shell” foi suprimido da sua comunicação. Nota-se que foram necessários anos de trabalho e esforço para atingir esse objetivo.
Importante frisar que logomarca é diferente de marca. Marca são todas as sensações (emoções) que nos sobrevêm ao ser exposto à representação gráfica (logomarca) de uma empresa. No caso da Shell, certamente para alguns vem a imagem de exploradora do meio ambiente, ao mesmo tempo que para outros pode estar associada à tecnologia e à alta performance.
Outro exemplo de marca figurativa é o símbolo (Urso) da simpática empresa WWF, como vemos a seguir. Pela sua notoriedade é possível relacionar a imagem imediatamente ao nome WWF.
Registro de Marcas Figurativas (Símbolo WWF)
Mais um exemplo é o símbolo da marca de automóveis Audi, inconfundível, como mostra a imagem abaixo:
Símbolo da Audi
Outro exemplo é o símbolo da logomarca do supermercado Carrefour. A propósito, percebeu a letra “C” inserida dentro da marca?
Registro da Marca Carrefour
O que você viu acima são alguns exemplos de Marcas Figurativas que, publicadas isoladamente, são possíveis de identificá-las sem a necessidade de nominá-las.
► Aproveite para economizar no registro da sua marca agora.